Cavalos da SHB não vão fazer exames internacionais

Exames “nacionais” em 250 animais da entidade têm resultado negativo para mormo

 

A Sociedade Hípica Brasileira (SHB) recebeu nesta terça-feira, 3, o resultado dos exames para identificação de mormo em cerca de 250 cavalos. De acordo com informação oficial da entidade, todos deram negativo. Os exames foram solicitados depois da interdição feita pelo Ministério da Agricultura como medida preventiva diante de um histórico de movimentação de 14 cavalos do Setor 4 do Complexo Militar de Deodoro no local. A expectativa, agora, é pelo anúncio do fim da interdição da SHB, ocorrida no dia 27 de julho.

Os exames foram realizados no Horse Center, no Rio de Janeiro, diferentemente do que acontecerá com os 584 animais de Deodoro. Como os laboratórios no país não têm a norma de qualidade internacional para mormo, as amostras dos animais do Complexo Esportivo foram enviadas para a Alemanha, onde serão analisados em um laboratório de referência internacional junto à Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).

 

 

 

Instalações da Sociedade Hípica Brasileira deverão ser liberadas após exames no Horse Center; (Foto: Tulio Moreira / Globoesporte.com)

O fato dos cavalos da SHB poderem ser liberados com apenas o resultado de exames no carioca não agradou militares do Exército. “Nós fizemos exames no Horse Center também, que deram negativo para o mormo, e o Ministério não aceitou. Se é uma medida preventiva para impedir o alastramento da doença, todos os exames deveriam ser realizados no mesmo laboratório”, questiona um militar.

Segundo o Ministério da Agricultura, foi permitida a realização de testes no laboratório carioca, pois consideraram fraca a possibilidade de contaminação dos animais do clube com os de Deodoro”.

A situação começou a ser analisada em abril deste ano, depois de um animal que esteve em área próxima à Escola ter sido diagnosticado com mormo. De acordo com o Ministério da Agricultura, o quadro atual mostra a identificação desse foco da doença no Rio de Janeiro, detectado no Setor 4 do Complexo Militar de Deodoro, onde estavam outros 138 animais. Desses, 31 estão isolados por medida de precaução.

Atualmente, na Estação Quarentenária de Cananéia, em São Paulo, estão 17 animais com resultados positivos para mormo, mantidos em isolamento. Eles fazem parte de estudos científicos para maior conhecimento da doença. Depois, serão sacrificados e necropsiados.

 

Apesar dos problemas, o Ministério da Agricultura garantiu a realização do evento teste de hipismo, de sexta-feira a domingo, em Deodoro. O local está sob total vazio sanitário e rigoroso cuidado de biossegurança, segundo a entidade. O mesmo vale para os Jogos Olímpicos de 2016. 

 

Fonte- Revista Horse- Globo Esporte com infos Folha de SP

 

 

 

 

Escreva um Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here