Brasil tenta repetir mundial de 2014 para disputar medalhas com Canadá e EUA.

A prova de CCE, Conjunto Completo de Equitação é uma espécie de triatlo do hipismo. Faz parte da Olimpíada e do Pan. A competição é dividida em  3 etapas: adestramento, cross-country e saltos, realizadas em dias consecutivos. No Pan, o melhor país ( fora o Brasil que é sede) ganhará vaga olímpica. 

O Brasil vem evoluindo na prova nos últimos anos. Após o 9º lugar por equipes na Olimpíada de 2012, ficamos em 7º no mundial de Esportes Equestres de 2014, resultado inédito. Conseguimos superar os EUA e acabamos a uma posição do Canadá. Para o Pan, um desfalque será Gabriel Cury, contundido. Das 3 provas, sempre a maior dificuldade dos atletas brasileiros é com o adestramento. 

Competição por equipes: Os EUA, favoritos no continente,  foram mal no mundial e por isso trocaram 2 atletas para o Pan, com o objetivo de conquistar a vaga olímpica. Pelo ranking individual dos atletas, dificilmente deixarão escapar. Brasil e Canadá devem disputar prata e bronze, tomando cuidado com Chile, México e Argentina. A equipe brasileira é composta por  Marcio Jorge ( foto) , Carlos Parro, Henrique Pinheiro e Ruy Fonseca. 

 medalhas com Canadá

Competição individual- 49 atletas na prova. Os EUA tem 2 atletas entre os 10 melhores do ranking mundial: Martin Boyd ( 3º) e Philip Dutton ( 9º). Martin foi o único que se salvou na equipe americana no mundial. As outras duas componentes da equipe americana também tem ótimo ranking, Lauren Kieffer ( 34º) e Marilyn Little ( 44º). O pódio pode ser todo americano. O Canadá aposta em Jessica Phoenix, atual campeã do Pan e Waylon Roberts. Pelo Brasil, Marcio Jorge é o melhor ranqueado em 55º lugar. Mas Ruy Fonseca, foi o melhor brasileiro no mundial 2014,  em 39º. Pela Argentina o destaque é Juan Benitez e pelo México, Daniela Moguel.

 

Como foi em 2011: ouro Jessica Phoenix ( Canadá), prata- Hanna Burnet ( EUA) e bronze- Bruce Davidson (EUA)
Por equipes:  Ouro- EUA,  Prata- Canadá e bronze- Brasil


O Brasil tem 6 medalhas no CCE em Jogos Pan-americanos: 
1995- ouro por equipe e bronze individual com André Luiz Giovanini
1999- prata por equipes
2003, 2007 e 2011- bronze por equipes

 

Fonte- Blog Romano Olímpico- by Marcelo Romano

Escreva um Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here