CAVALO LUSITANO TERÁ MAIOR EVENTO MUNDIAL DA TEMPORADA, NO BRASIL

 

 

De 28 a 31 de maio, a Coudelaria Ilha Verde, em Araçoiaba da Serra (SP), recebe mais de 500 cavalos para a 2ª edição do International Riding & Dressage Meeting Ilha Verde que esse ano incorporou a 34ª Expo Internacional do Cavalo Puro Sangue Lusitano.

Misto de evento esportivo, de negócios e de lazer, o International Riding & Dressage Meeting Ilha Verde (IRDM), realizado a cada dois anos, já faz parte da agenda nacional dos principais eventos equestres do Brasil. Promovido e organizado pelo empresário e criador Victor Oliva em parceria com a Confederação Brasileira de Hipismo (CBH), o “Meeting Ilha Verde” chega a sua 2ª edição como palco da última observatória no Brasil para formação das equipes de Adestramento e Para Adestramento para os Jogos Panamericanos e Para Panamericanos de Toronto, em julho; além de primeira observatória para as Olimpíadas do Rio 2016.

Paralelamente as competições esportivas do IRDM e da 16ª edição do Leilão Internacional Luso Brasileiro acontece a 34ª edição da Expo Internacional do Cavalo Lusitano, evento maior da raça nas Américas e promovida pela Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Puro Sangue Lusitano (ABPSL).

Juntas, a Expo Internacional do PSL e o IRDM vão reunir um público diário estimado em mil pessoas e mais de 500 animais em pista, o que confere ao evento o maior do gênero para a raça na temporada 2015.

As principais atrações do “Meeting Ilha Verde” são estas:

CDI3* – CONCURSO INTERNACIONAL DE ADESTRAMENTO
O Brasil vem se consolidando como a maior potência da América do Sul no mais clássico dos esportes hípicos, o Adestramento (Dressage). A formação dos conjuntos, da base ao nível técnico mais exigente, tem levado o País a participar com equipes e/ou atletas individuais em Olimpíadas, Jogos Equestres Mundiais, Jogos Panamericanos e Jogos Sul Americanos. O resultado deste sucesso é a soma de iniciativas da Confederação Brasileira de Hipismo (CBH) com apoio do Ministério dos Esportes e do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Federações, Associações de raça e iniciativas particulares como da Coudelaria Ilha Verde, de Araçoiaba da Serra (SP), primeiro e único haras particular no Brasil a sediar Concurso de Dressage Internacional (CDI3*) e um Concurso Internacional Paraequestre (CPEDI2*).

Em 2015, o CDI3* do 2nd International Riding & Meeting Ilha Verde servirá como observatória para os Jogos Panamericanos de Toronto, no Canadá, em julho, e para as Olimpíadas do Rio 2016. Contando com um estrelado time de juízes olímpicos, o CDI3* Ilha Verde reunirá atletas do Brasil e do exterior em competições que também abrangem as categorias Junior (CDIJR) e Jovens Cavaleiros (CDIYR).

CONCURSO INTERNACIONAL PARAEQUESTRE (CPEDI2*)

Competição promovida pela CBH, o Concurso Internacional Paraequestre (CPEDI2*) reúne atletas paraequestres em prova adaptada de Adestramento, com diferentes graus de dificuldade, conforme a deficiência física do atleta, como cadeirantes e atleta cego. A competição também é observatória para o Para Panamericano de Toronto 2015 e Olimpíadas do Rio 2016.

CONCURSO DE ADESTRAMENTO NACIONAL (CAN)
Além das disputas internacionais de Adestramento, o “International Riding & Dressage Meeting  Ilha Verde” será palco de um Concurso de Adestramento Nacional (CAN), com participação de amazonas e cavaleiros de diferentes níveis técnicos.

II FÓRUM INTERNACIONAL DE ADESTRAMENTO ILHA VERDE
Com o crescimento em números de competidores e provas nacionais e internacionais de Adestramento no Brasil, a atualização sobre o esporte se tornou uma necessidade para atletas e treinadores. O “Meeting Ilha Verde 2013” teve a iniciativa de promover o primeiro Fórum sobre a modalidade no Brasil com participação de juízes olímpicos, evento que retorna em 2015 em sua 2ª edição, mais uma vez com temas atuais e palestrantes que vem atuando nos júris de Olimpíadas, Jogos Equestres Mundiais, Campeonatos Europeus e Panamericanos.

O II Fórum Internacional de Adestramento Ilha Verde é gratuito e aberto a amazonas e cavaleiros de todas as modalidades.

 

XVI LEILÃO INTERNACIONAL LUSO BRASILEIRO – GERAÇÃO TULUM
Instituído em 1997 por Victor Oliva, o Leilão Internacional Luso-Brasileiro se consolidou como o mais importante momento de venda do cavalo Puro Sangue Lusitano no País. Virou referência mundial em comercialização da raça, atraindo compradores de vários países. O leilão chega a sua 16ª edição disponibilizando para o mercado produtos da anfitriã Coudelaria Ilha Verde e das coudelarias Rocas do Vouga, de Manuel Tavares de Almeida Filho, e Alegria dos Pinhais, de Luis Ermírio de Moraes. Pautado pela excelência dos animais ofertados, os compradores terão à disposição animais consagrados em pistas funcionais e de morfologia, com destaque para cavalos destinados ao adestramento (Dressage), foco da seleção destes criatórios.

Escreva um Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here