Vem aí o III Festival do Cavalo Lusitano de Avaré

O evento é aberto ao público, abre a agenda de mostras da ABPSL de 2015 e pretende agitar o Parque Dr. Fernando Cruz Pimentel, com provas funcionais e concurso de morfologia de 6 a 8/03

Um dos importantes redutos da pecuária nacional receberá o Puro Sangue Lusitano para a abertura da temporada de mostras da raça, com pontuação válida para a definição do ranking de “Melhor Criador” e “Melhor Expositor” de 2015.

A modalidade onde o cavalo Lusitano é destaque nas pistas brasileiras dá a largada das atrações do III Festival do Cavalo Lusitano de Avaré. É a única competição da sexta-feira, 6/3, e vai movimentar a pista 3 do Parque a partir das 11h.

 

A I etapa do Campeonato ABPSL 2015 de Adestramento será disputado em oito séries: Cavalos Novos (4, 5 e 6 anos), Elementar (Mini-Mirim, Mirim, Amador e Profissional), Preliminar (Mirim, Amador e Profissional), Média I (Amador e Profissional), Média II (Junior, Amador e Profissional), Forte I (Jovem Cavaleiro, Amador e Profissional), Forte II (Senior) e Especial (Sênior Top).

 

 

A I etapa do Campeonato ABPSL 2015 de Adestramento reúne competidores de diferentes níveis técnicos; (Foto: Luís Ruas/Divulgação)

 

Os competidores serão julgados pelo major Marco Navarro de Camargo.

O sábado, 7, vai concentrar o maior número de atrações do III Festival do Cavalo Lusitano de Avaré, todas elas na pista central do Parque de Exposições.

A Aprovação dos Garanhões, a primeira do ano, abre a programação às 14h. Nesta parte, é feita uma avaliação dos animais candidatos a se tornarem reprodutores por juízes que atribuem notas em diferentes quesitos físicos e de andamentos do animal. E é nas mostras oficiais da raça que os criadores têm a chance de levar os machos do seu plantel para essa avaliação.

 

O Concurso de Morfologia – Modelo e Andamentos começa às 15h. Machos e fêmeas são julgados separadamente e por categoria de idade. Os animais são apresentados puxados à mão ou montados, dependendo da idade. O padrão racial é o parâmetro usado pelo time de juízes que no Festival de Avaré será formado por Bento Castelhano, de Portugal, e pelos brasileiros Neimar Roncati e Orpheu Ávila Junior.

 

 

Divididos por sexo e idade, no concurso de morfologia os animais são avaliados pelos juízes que tem como parâmetro o padrão racial do Puro Sangue Lusitano;(Foto: Ney Messi/Acervo ABPSL

 

E para fechar as atrações de sábado, será realizado o Grand Prix de Velocidade do Cavalo Lusitano a partir das 20h.

 

 

O Grand Prix de Velocidade do Cavalo Lusitano volta às pistas no Festival de Avaré, reunindo de competidores infantis a cavaleiros profissionais em disputas emocionantes; (Foto:Tupa Vídeo/ABPSL)

 

A competição promove sua II etapa no Festival de Avaré: “É uma modalidade esportiva que está mobilizando a raça, criadores e cavaleiros. Alia técnica e emoção, premiação especial em dinheiro para algumas categorias, além de uma moto 0 km que será sorteada entre todos os competidores em cada uma das seis etapas, que somando ao longo do ano ultrapassa R$ 60 mil,”, diz Ismael Gonçalves da Silva, eleito presidente da Associação Brasileira de Criadores do Cavalo Puro Sangue Lusitano (ABPSL), organizadora do evento.

O Grand Prix de Velocidade tem como objetivo demonstrar as habilidades do cavalo Lusitano e a destreza do cavaleiro em conduzir sua montaria em percursos que simulam obstáculos encontrados na lida diária do campo, no menor tempo, e em qualquer andamento. Neste percurso o competidor vai encontrar, entre outros obstáculos, porteira, vala com água, salto, balizas, tambores, recuo etc.

A disputa é dividida em seis categorias e reúne desde crianças a partir dos seis anos a competidores profissionais que concorrem a uma moto 0 km.

 

No domingo, 8, a partir das 10h as atenções se voltam para a IV etapa do Campeonato Brasileiro de Velocidade da Cia. de Equitação de Trabalho. Apesar de aberta a todas as raças, a disputa tem predomínio nas pistas e pódios do cavalo Lusitano.

 

 

O Campeonato Brasileiro de Velocidade da Cia. de Equitação de Trabalho, será a última atração do III Festival do Cavalo Lusitano de Avaré;(Foto: Ney Messi)

 

Com organização e promoção da ABPSL, o III Festival do Cavalo Lusitano de Avaré também terá momentos de confraternização, como do churrasco que reunirá criadores, proprietários, cavaleiros e amantes da raça no sábado, às 19h00.

 

O III Festival do Cavalo Lusitano de Avaré é aberto ao público e tem entrada gratuita. 

Escreva um Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here