Na tarde do domingo, 22/2, aconteceu a principal prova da primeira etapa do Torneio de Verão, o GP, prova de altura de 1,40m, com espetacular vitória do cavaleiro, Lourenço Silva. Foi o único cavaleiro a garantir duplo zero falta nas duas voltas no dorso da égua Macarena Tok, de apenas 8 anos, em 48s37.
Dos 26 conjuntos, 12 foram para a 2ª e decisiva volta com armação da course-designer internacional Marina Azevedo. Sagrou-se vice-campeão Luis Gustavo Godinho montando Galipe, que trouxe apenas 1 ponto perdido da 1ª volta e zerou a 2ª em 49s35. Em 3º lugar chegou Matheus Ferreira Gomes Correa, o Xuxu, com Acrobat van Lar, também com 1 ponto perdido na 1ª volta e pista limpa na 2ª, 50s45.
Para Lourenço a sensação era de dever cumprido com a égua Macarena Tok, filha de Jocelyn Tok de Joter em Quaprice, de sua propriedade e do veterinário Marcello Servus. “Ele venceu o ranking brasileiro de cavalos novos nas 6 e 7 anos e agora aos 8 anos, o primeiro Clássico”, contou Lourenço, vice-campeão brasileiro e do ranking brasileiro senior top e campeão do ranking paulista senior em 2010. “Começamos bem, estou muito satisfeito”, garantiu Lourenço, 45, que monta na Sociedade Hípica de Araquara e em seu manège na mesma cidade no interior paulista.
Quem bateu na trave foi o cavaleiro olímpico da casa José Roberto Reynoso Fernandez Filho com Shalimar de Kerglenn com o melhor tempo na 2ª volta, 43s35, mas uma falta ao final do percurso. Em 5º lugar chegou o top carioca Marcello Ciavaglia montando Theron RJ, um derrube na 2ª volta, 45s45. Finalmente na 6ª colocação aparece Luis Gustavo Vinhaes Ferreira montando Double C Carvalla Ex, um falta na primeira volta e pista limpa na 2ª, 47s30. Exceto Ciavaglia, todos os cinco primeiros colocados defendem São Paulo.