Eventos eqüestres são cancelados em SC por causa do mormo

Rodeios, exposições e cavalgadas de Santa Catarina foram cancelados nesta semana por uma orientação da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc). De acordo com informação divulgada pelo órgão na última terça-feira, 7, a instrução foi repassada aos organizadores de eventos pela circulação no estado da bactéria que causa doença pulmonar em cavalos e é transmitida para humanos, o mormo.

Segundo o gerente técnico da Cidasc Gecio Meller, na noite de segunda-feira, 6, a companhia recebeu a confirmação do Ministério da Agricultura que um cavalo de uma propriedade rural de São Cristovão do Sul, na Serra catarinense, estava com a bactéria.

Há 11 anos a doença não afetava animais em Santa Catarina. Apenas este caso foi confirmado até esta quinta-feira, 9.

“Agora a Cidasc fará o levantamento para descobrir como esse animal contraiu a doença. Ele será sacrificado e a região ao em torno onde ele ficava é inspecionada”, disse Meller. As pessoas que habitam a propriedade também passarão por exames.

Meller destaca que não há uma proibição de realização de eventos com equinos. Entretanto, as autorizações para realiza-los só serão feitas após a comprovação, por exames laboratoriais, que os animais não estão doentes.

“Como o tempo para o resultado do exame é de cerca de três dias e não há laboratórios no estado que realizem este teste, orientamos que os eventos desta semana fossem cancelados. Com a documentação necessária, eles poderão ocorrer”, esclarece o diretor técnico.

 

 

 

Animal em São Cristovão do Sul (SC) ficou doente e será sacrificado 

 

Fonte: G1

Escreva um Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here