Entenda por que castrar, muitas vezes, é a opção mais viável!

Talvez essa seja das mais frequentes perguntas que a gente receba e, certamente, todo profissional da área também. Tem muita gente que tem dó de castrar, pois acham que estão tirando uma parte do cavalo.

Entenda por que castrar, muitas vezes, é a opção mais viável!

Castrar ou não castrar seu cavalo?
Talvez essa seja das mais frequentes perguntas que a gente receba e, certamente, todo profissional da área também. Tem muita gente que tem dó de castrar, pois acham que estão tirando uma parte do cavalo. A verdade é que esse assunto tem várias formas de ser tratado. E nós, aqui nesse texto, vamos levar para o lado prático da coisa.

Vamos pensar em não castrar ou castrar pelo ponto de vista das pessoas e pelo ponto de vista dos cavalos. O garanhão ele tem uma finalidade instintiva de cobrir égua. Tem libido, tem comportamento de reprodutor. As éguas entram no cio e os garanhões reconhecem esse estado por instinto.

Tudo certo se você tem um garanhão nos dias de hoje que seja um ‘melhorador’ genético, o responsável por passar um padrão, um reprodutor de qualidade. Que vá causar um impacto de reprodução e genética quando cruzado com éguas. Genética é sempre probabilidade. O fato é que se você tem aquele indivíduo melhorador, quando entra o fator genético sanguíneo, ele produz coisas boas.

Matéria completa clique aqui.

Por Aluisio Marins
Médico Veterinário e reitor da UC, instruindo cavaleiros a mais de 20 anos
Fonte: Cavallis

Escreva um Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here