O Cavalo voltando das férias

Corpo revigorado, histórias de verão para recordar e, é claro, hora dos atletas voltarem ao trabalho. Com os cavalos não seria diferente.

Corpo revigorado, histórias de verão para recordar e, é claro, hora dos atletas voltarem ao trabalho. Com os cavalos não seria diferente.

Já relaxados e calmos, este é o momento de retornarem aos treinamentos

As boas condições de saúde e condicionamento físico dos cavalos no retorno ao trabalho dependem, em grande parte, da maneira como eles foram tratados e manejados durante o período de férias.

Após vinte dias sem atividades físicas, o cavalo começa a perder condicionamento articular. Dessa forma, passar um longo tempo sem realizar exercícios com seu cavalo pode acabar ocasionando no animal consequências desagradáveis no retorno ao trabalho, como lesões ósseas e dores.

Para manter o bem-estar equino durante as férias, é aconselhável diminuir a intensidade das atividades e evitar longas viagens, porém, nunca afastar o cavalo completamente dos exercícios. Tente ao máximo não deixar seu animal totalmente parado. Esta medida irá tornar mais fácil o retorno de seu animal às pistas.

Exposição ao sol

Três elementos podem ser citados como os maiores causadores de danos aos cavalos durante as férias: calor, umidade e falta de manutenção qualificada.

Para os problemas relacionados à estação, os cuidados são simples. Evite expor o cavalo aos períodos em que há maior incidência de raios solares e fique atento à hidratação, proporcionando sempre água fresca ao animal.

Caso o cavalo não esteja em um cocho de água com boia, é necessário trocar a água diversas vezes ao dia para que ela esteja sempre fresca e limpa. A atenção é essencial, tendo em vista que o verão é o período onde os animais estão mais predispostos à desidratação.

Outra dica é colocar um ventilador na cocheira, com o objetivo de amenizar o calor do animal, além de diminuir possíveis estresses relacionados às moscas. Consulte seu veterinário para saber qual o local adequado da instalação do ventilador.

Cuidado com o Manejo

Devido à rotatividade de pessoas em Haras e Hípicas no final do ano, especialmente devido ao período de férias destes profissionais, é preciso redobrar a atenção ao manejo.

Além de manter em dia as vacinas e vermifugações, uma das melhores formas para sair e retornar tranquilo das férias é orientar e informar os tratadores reservas, que continuarão trabalhando durante este período.

Ao deixar seu cavalo em hípicas, tenha certeza de que o ambiente será bom. Oriente sempre os tratadores reservas sobre o tipo de alimentação que seu animal recebe, certifique-se de que ele sairá da cocheira seis vezes por semana e aconselhe para que o novo profissional leve o cavalo sempre ao andador para se exercitar.

Mas lembre-se: somente leve seu cavalo para fora do seu ambiente rotineiro caso seja possível fornecer a ele as mesmas condições existentes nas hípicas.

Muitas vezes a alimentação será diferenciada, dessa forma, sempre que possível leve a mesma ração e feno aos quais o animal está acostumado.

Fique atento também à limpeza diária dos cascos, verificando se haverá a possibilidade de ferrá-los a cada trinta dias.

Outro fator crucial para manter a saúde do animal é o cuidado com a alimentação. Como o trabalho será menor, o volume da comida também deve ser diminuído, pois a nutrição deve ser proporcional à intensidade dos exercícios e treinamento.

Voltando ao Trabalho

Cavalos jovens não possuem tantos problemas durante o retorno ao trabalho, necessitando apenas de uma volta gradativa e respeito à sua falta de condicionamento físico. Contudo, cavalos com certos problemas de saúde, idade avançada ou acostumados ao trabalho intenso, merecem cuidado extra.

Cada animal é um caso único e deve ser analisado de forma ampla e atenta. Converse com seu instrutor e seu veterinário e baseado nas condições físicas do animal, planeje seus treinos a fim de retornar o condicionamento de seu animal de maneira suave, porém efetiva. Nos vemos nas pistas.

Texto: Equipe Mundo Equestre – Colaboração: Priscila Azevedo

Escreva um Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here