TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA E RESSONÂNCIA MAGNÉTICA NA AVALIAÇÃO MUSCULOESQUELÉTICA EM EQUINOS ATLETAS

INTRODUÇÃO

A geração de imagens por tomografia computadorizada (TC) baseia-se nos mesmos princípios físicos das radiografias convencionais. Os raios x caracterizam-se por emissão de radiação eletromagnética que se propagam em linha reta semelhante à velocidade da luz. O seu grau de penetração depende da energia de fótons e das características do material. Desta forma, uma imagem é desenvolvida através do registro da penetração dos raios x com base na absorção relativa em diferentes tecidos. O exame tomográfico foi desenvolvido na década de 1970. Inicialmente, consistiam de uma fonte de raios x e de um único detector interconectados por um gantry (estrutura em forma de biscoito), o qual envolvia o paciente. A imagem tomográfica axial (transversal), também chamada de “fatia”, foi originada pela integração de dados de computadores que geravam uma série de imagens radiográficas bidimensionais produzidas em torno de um único eixo de rotação. As primeiras imagens tomográficas eram adquiridas em uma única secção transversal anatômica. O paciente era movido a uma dada distância e, assim, o próximo corte era obtido. A TC espiral ou helicoidal usa o movimento contínuo do paciente através do gantry combinado com rotação contínua dos raios x do sistema de fonte/detector, criando um volume helicoidal de dados que podem ser reconstruídos em espessuras de corte especificados pelo técnico para criar conjuntos de imagens axiais³.

A Imagem por ressonância magnética (IRM) é, resumidamente, o resultado da interação de um forte campo magnético produzido pelo equipamento com os prótons de hidrogênio dos tecidos, criando uma condição para que se possa enviar um pulso de radiofrequência e, após, coletar a radiofrequência modificada, através de uma bobina ou antena receptora. Este sinal coletado é processado e convertido em imagem ou informação¹⁰.

A metodologia da ressonância magnética (RM) baseia-se em três etapas chamadas de alinhamento, excitação e detecção de radiofrequência. O alinhamento faz referência à característica magnética de núcleos de alguns átomos, que tendem a se dirigir paralelamente a um campo magnético. Por características físicas específicas e também por ser o mais abundante nos tecidos, os núcleos de próton de hidrogênio, é o componente empregado para produzir as imagens. Dessa forma, para que os núcleos de próton de hidrogênio sejam direcionados, a presença de um campo magnético intenso é indispensável. Na excitação, compreende-se que cada núcleo de hidrogênio já realiza uma vibração em certa frequência, que é adequada ao campo magnético em que está localizado. Quando o aparelho de ressonância magnética emite uma onda eletromagnética há uma mudança de energia da onda emitida pelo equipamento para os átomos de hidrogênio, fenômeno que é chamado de ressonância. A detecção de radiofrequência ocorre quando os núcleos de hidrogênio ganham a energia e tornam-se instáveis. Ao regressarem ao estado clássico, emitem ondas eletromagnéticas fazendo com que o equipamento de RM detecte e reproduza a posição no espaço e a intensidade da energia emitida (intensidade do sinal)⁸.

Matéria completa clique aqui.

 

Fonte: Informativo Equestre

Escreva um Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here