ABCCC define calendário das Exposições Passaporte para a Morfologia

Foto: Fagner Almeida/ABCCC/Divulgação

O circuito de provas que levam à Morfologia da Expointer 2018 já está definido. No calendário oficial, entre os meses de abril e julho, 17 Exposições Passaporte e duas prévias formam a rota de seletivas organizada pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC). Nesta temporada, a novidade fica por conta da Prévia Morfológica da FICCC. A seleção, além de dar vagas para a Morfologia da Expo FICCC, marcada para o mês de maio, em Esteio (RS), também garante os animais brasileiros selecionados na decisão morfológica da Expointer.

Conforme o vice-presidente de Eventos da ABCCC, Eduardo Azevedo, o trabalho de escolha de datas e sedes foi feito considerando o calendário organizado pelos núcleos de criadores. “Trabalhamos junto com os núcleos dando liberdade para eles escolherem as datas e nós auxiliamos para não ter coincidências na mesma região. Mas aproveitamos os calendários dos núcleos, que fazem estas exposições junto com eventos na região”, destaca.

Azevedo enfatiza também a importância dos eventos para auxiliar no fomento da raça Crioula no país, especialmente com as Passaportes realizadas em regiões como Sudeste e Centro Oeste. “Estamos dando esta atenção para a região central do Brasil. Este próximo ano teremos cinco passaportes. A nossa ideia é cada vez mais trabalhar e divulgar nosso cavalo no centro do país, que é onde precisamos ampliar nossa participação”, observa.

As seletivas organizadas pelos núcleos de criadores, distribuídas em cidades de sete Estados brasileiros e no Distrito Federal, oferecem até oito passaportes cada uma (quatro fêmeas e quatro machos). Já nas prévias morfológicas, o número de classificados é maior, sendo definido de acordo com a disponibilidade de vagas de cada evento.

Confira as datas das seletivas

Prévia Morfológica da FICCC – Esteio/RS
3 e 4 de abril

Passaporte Pelotas/RS
12 a 15 de abril

Passaporte Campo Grande/MS
13 a 14 de abril

Passaporte Londrina/PR
13 a 15 de abril

Passaporte Bagé/RS
19 a 21 de abril

Passaporte Uruguaiana/RS
27 a 29 de abril

Passaporte Uberaba/MG
3 a 6 de maio

Passaporte Santa Maria/RS
5 a 6 de maio

Passaporte Araranguá/SC
19 e 20 de maio

Passaporte Chapecó/SC
26 e 27 de maio

Passaporte Rio Grande/RS
1º a 3 de junho

Passaporte Lagoa Vermelha/RS
8 e 9 de junho

Passaporte Santa Rosa/RS
8 a 9 de junho

Passaporte Avaré/SP
21 a 24 de junho

Passaporte Soledade/RS
30 de junho a 1º de julho

Passaporte Guarapuava/PR
6 e 7 de julho

Passaporte Brasília/DF
12 e 13 de julho

Passaporte Campo Verde/MT
13 e 14 de julho

Prévia Morfológica Expointer – Esteio/RS
19 e 20 de julho

Fonte: Nestor Tipa Júnior/AgroEffective

Escreva um Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here