3 super dicas sobre as doenças ortopédicas

As doenças ortopédicas podem estar presentes em grande parte dos cavalos competidores ou que estejam desempenhando alguma atividade atlética. Diante de alguma delas, muitas vezes o animal tem que abandonar os treinamentos e se voltar para um tratamento direcionado, o que muitas vezes representa prejuízos para o proprietário do animal.

1. As principais doenças ortopédicas

Dentre as doenças ortopédicas mais comuns podemos destacar a osteocondrose e a osteocondrite. Ambas causam intensas dores e claudicações, sendo que a origem das mesmas muitas vezes representa um desafio para os médicos veterinários, por estarem relacionadas a diferentes fatores.

2. Doenças ortopédicas: Saiba a origem

De acordo com especialistas, elas podem ser resultado da genética, ou algum fator externo, como traumas, por conta de quedas ou excesso de exercícios, ou até mesmo por conta de uma nutrição errônea.

Sendo assim, o osso passa a não suportar mais a carga exercida sobre ele, principalmente quando o mesmo está em fase de crescimento, ocorrendo muitas vezes as fraturas.

3. Saiba como reverter o quadro das doenças ortopédicas

Uma das causas principais é, sem dúvida, a deficiência nutricional ou mesmo o excesso de determinados nutrientes, responsáveis pela composição dos ossos e suas cartilagens.

Esta alimentação demasiada com produtos de alto valor energético, juntamente com a ânsia do proprietário por resultados, acabam indo de encontro ao objetivo principal, causando a alteração nos hormônios, os quais influenciam nos ossos e cartilagens.

Equilibrar a quantidade de alimentos com alto valor de energia, portanto, é um dos primeiros passos para se evitar tais doenças. Cálcio e fósforo, por exemplo, são essências. Porém devem ser fornecidos nas medidas corretas, o que somente um profissional qualificado e especializado em nutrição poderá realizar sem maiores problemas.

 

Fonte: Cavalo Atleta

Escreva um Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here