José Henrique Castejón comprova resistência do Lusitano em cavalgada de 1.800 km

A cavalgada é uma atividade milenar que, além de reunir amigos e estreitar a relação entre o homem e o cavalo, ainda faz bem à saúde. Pensando em todos esses benefícios, o produtor rural e criador de cavalos José Henrique Castejón promoveu a cavalgada ‘Integração Sul Sudeste’.
Foram mais de 1.800 quilômetros percorridos em 43 dias sobre o lombo dos cavalos da raça lusitana. A cavalgada começou em Avaré, no estado de São Paulo, e atravessou cidades do Paraná e Santa Catarina antes de chegar a Uruguaiana, na .
Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul
Toda a trilha percorrida foi planejada pelo produtor, que fez questão de incluir no roteiro rotas e cenários com fazendas, rios, cachoeiras e plantações. A chegada da equipe a Uruguaiana foi festejada com uma missa campeira que dava bênçãos à cavalgada.
A também criadora de cavalos Beatriz Biaggi Becker participou da cavalgada e se diz feliz com o resultado dos animais lusitanos.
“Ele é um pouco diferente do crioulo, que é um cavalo mais resistente, um cavalo mais rústico. Mil e oitocentos quilômetros que eles andaram e estão inteiros. Como criador, nos anima bastante esses desafios das raças”, explica Beatriz.
A paixão pelo esporte e pelo animal herdada pelo avô falam mais alto que o cansaço e, mesmo após tantos dias de viagem, José Henrique já planeja a próxima cavalgada.
“Eu tenho um projeto para daqui a seis meses. Voltar em Bella Unión [no Uruguai] e ir até um lugar chamado Porto Madre, em Baía Blanca, na Argentina. Você tem sonhos. Quando você consegue realizar o sonho, é um desafio. Por enquanto, eu tô sonhando”, brinca.
Veja o vídeo da matéria da globo.com
FONTE: globo.com

Escreva um Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here