Como prevenir as dermatofitoses

As dermatofitoses, também conhecidas como tricofitoses ou “tinhas”, são as micoses cutâneas mais encontradas nos animais domésticos e humanos, podendo ou não causar prejuízos econômicos. São causadas por um grupo de fungos filamentosos, que, em geral, não invadem o tecido subcutâneo, ficando suas infecções restritas aos extratos queratinizados da pele e anexos, permanecendo na superfície da pele.

Na espécie equina, a pele corresponde de 20  à 25% do peso corporal do animal, e apresenta as funções de proteção contra agentes físicos, químicos e microbiológicos, manutenção do equilíbrio hídrico e eletrolítico, bem como do armazenamento de lípideos, água, carboidratos proteínas e vitaminas. Também funciona como órgão sensitivo, e atua na regulação da temperatura. Sendo assim, uma patologia que afeta a pele do equino, é um problema que afeta o animal como um todo.

Os agentes causadores das dermitofitoses podem ser classificados em três gêneros: Epidermophyton, Microsporum e Trichophyton. E esses ainda possuem cerca de 40 espécies.

Os animais assumem importância zoonótica, pois atuam como reservatórios destes agentes que são considerados zoofílicos, ou seja, que infectam preferencialmente animais, mas podem acabar infectando o homem.

Os fungos Trichophyton equinum var. equinume, Trichophyton equinum var. autotrophicum, têm como hospedeiro natural os equinos. Embora esta espécie de dermatófito seja a principal causa da dermatofitose equina, outras também podem estar envolvidas, assim como Microsporum equinum, Microsporum canis, Microsporum gypseum, Trichophyton mentagrophytes e Trichophyton verrucosum.

Matéria completa clique aqui.

Fonte: Informativo equestre/revistahorse.com.br

Escreva um Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here