Como evitar doenças nos cascos de equinos

Os cascos dos equinos necessitam estar constantemente sob cuidados e vigilância do responsável pela criação do animal, já que esses estão diretamente relacionados à sustentação do peso, amortecimento de impactos, equilíbrio e resultados em competições.

Mesmo com toda a manutenção, que envolve o casqueamento e limpeza, os animais estão sujeitos a contraírem enfermidades nesta região, em virtude de outros motivos.

A laminite é uma delas, já que a doença pode também estar vinculada a erros de manejo em alimentação, por conta da excessiva ingestão de grãos. A característica principal da laminite, que também pode ter como causa o excesso de umidade ou excesso de exercícios físicos, é a inflamação nas estruturas dos cascos, ocasionando a perda da consistência a ponto “esfarelar”.

Os principais sintomas da doença são as dores, claudicação, tremores musculares, andar desordenado, dentre outros.

Os principais sintomas da doença são as dores, claudicação, tremores musculares, andar desordenado, dentre outros.

O diagnóstico pode ser realizado através da avaliação do histórico do animal, bem como a inspeção dos cascos realizada por um profissional.

Já o tratamento passa pelo uso de medicamentos para aliviar as dores e aumentar o processo de queratinização.

A prevenção deve contar com todos os cuidados que estejam na contramão das causas enumeradas neste artigo.

Para garantir o bem estar do animal e avaliar com frequência o casco é necessário o uso de equipamentos da maneira correta para o tratamento da doenças.

Fonte: Info Escola

Escreva um Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here