Pré-requisitos para o cavalo de Enduro

Quando os interessados pelo Enduro começam a se tornar competidores, algumas dúvidas sobre questões burocráticas e práticas aparecem. Confira o que não pode faltar para levar seu cavalo à uma competição de Enduro Equestre:
– Pré-requisitos
O Enduro é um esporte equestre de fácil acesso e que não depende de muitos requisitos para que seja praticado. Em relação ao cavalo, a principal exigência é que o animal que esteja saudável, bem tratado e, é claro, seja domado. Também deve-se estar atento a alguns documentos exigidos pela CBH para a participação em provas, independente da categoria. Conheça as exigências para que um cavalo possa participar de uma prova de Enduro:

  • Passaporte

De acordo com o Regulamento da CBH, todos os cavalos devem estar registrados e possuir um passaporte da Confederação para competir em provas no Brasil. O documento, que contém dados sobre o proprietário e todas as informações sobre o animal, também inclui histórico de participação em eventos hípicos, de todas as vacinas e controle de medicação do cavalo. Para fazer o passaporte do seu cavalo, basta fazer o cadastro do proprietário no Portal de Serviços da CBH e realizar o cadastro do animal.

  • Exame veterinário e vacinação em dia

Os exames que devem ser feitos são o de AIE (anemia infecciosa de equinos) e o de Mormo. É importante ficar atento para realizar o exame a tempo de levar os resultados para a competição: o exame de AIE leva 48h para ficar pronto, e os resultados de Mormo saem em 72h. Também é preciso levar o atestado de vacina e de sanidade.

  • Nota fiscal do animal

Se você vai levar mais de um cavalo para a prova, não se esqueça de levar a nota fiscal e os documentos de cada um deles. Ao chegar no local da competição, todos serão fiscalizados.

  • GTA

O GTA, Guia de Transporte Animal, é necessário sempre que um animal for sair de uma propriedade em algum transporte. A emissão da guia varia nos diferentes Estados, por isso, é importante se informar quanto a emissão do GTA na Secretaria da Agricultura do seu Estado. No Distrito Federal, por exemplo, a emissão do GTA é feita diretamente na Secretaria da Agricultura, e é necessário apresentar exame de AIE, de anemia infecciosa equina e o atestado de vacinação de influenza. E quando o animal for sair do DF, também é preciso levar exame de Mormo.

Matéria completa clique aqui.

Fonte: Chevaux

Escreva um Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here