Enduro brasileiro se prepara para o Mundial de Young Riders e Pan-Americano 2017

Esporte vive momento de seleção de cavaleiros e qualificação de cavalos

O Enduro Equestre vive um momento de fomento, reestruturação e crescimento em diversas regiões do Brasil. Enquanto isso, segundo o Diretor de Enduro da CBH, Dudu Barreto, para os cavaleiros que já competem em alto nível, o objetivo neste momento é a preparação de cavalos e definição do time titular e reserva para o Mundial de Young Riders, que acontece no dia 24 de setembro, em Verona – Itália, e também para o Pan-Americano, que acontece 10 e 15 de outubro, em Punta Del Este – Uruguai.

Com este objetivo em foco, os apaixonados pelo esporte têm a oportunidade de vibrar cada vez mais com a atuação de brasileiros nas trilhas internacionais. No dia 1º de abril, os cavaleiros da categoria Young Riders, até 21 anos, fizeram bonito ao levar as cores do Brasil para as trilhas de Fountainebleau, uma das provas francesas mais tradicionais do esporte.

Caio Vaz Guimarães conquistou o sexto lugar na prova de 120km, completando a prova com velocidade média de 19,5144 km/h. “Para mim, a chave para o sucesso no esporte é dedicação, amor, trabalho em equipe, vontade de melhorar a cada prova e um pouco de sorte”, contou o cavaleiro.

Na mesma disputa, Rodrigo Moreira Barreto ficou com a 13ª colocação e João Vitor Araújo com a 18ª. Segundo Rodrigo, “Fontainebleau foi uma prova muito bonita,em que o Brasil obteve belos resultados, no 120 YR e no 160 km. Na minha opinião, um resultado muito bom em uma seletiva para o mundial, com cavaleiros de alto nível, pois era a seletiva da equipe francesa também, uma das melhores do mundo.”

No dia 1º de abril, Carlos Augusto Paes de Barros, o Carlito, foi às trilhas na prova de 80km, que também contou com a participação de João Leonel Antocheski. E o resultado nos 160km ficou por conta de Carlito que, no dia 31 de março, garantiu a 13ª colocação, entre os mais de 50 conjuntos de diversas nacionalidades que disputavam a categoria. Completando sua primeira prova CEI 3*, o cavaleiro comentou que, ao representar o país em uma prova internacional, “o que eu quero passar é uma excelente imagem quanto à qualidade dos cavaleiros brasileiros, à seriedade e respeito ao cavalo e ao esporte Enduro. Acho que todos os brasileiros precisam se esforçar para criar essa imagem.”

Em 2 de abril foi dia da bandeira verde e amarela brilhar no Uruguai, com Mônica Graziano conquistando o 2º lugar na prova de 120km de Punta del Este. No ano passado, a amazona embarcou para o Uruguai para fazer parte do projeto do La Tacada Endurance Team. Segundo ela, a decisão da mudança veio pela busca por conhecimento, experiência e amadurecimento na carreira, “representar o país parecia um pouco mais distante, mas é uma felicidade imensa, que envolve muito orgulho, satisfação e me motiva todos os dias a continuar.”

“Além de trazer visibilidade para o Enduro nacional ter um centro de treinamento brasileiro no Uruguai vai ajudar bastante na logística para o Pan-Americano, que será lá este ano”, ressalta Barreto.

Também na busca por uma das cinco vagas como titular na equipe dos Young Riders que vão para o Mundial, a amazona Gabriela Abreu e o cavalo brasileiro Montalban Endurance conquistaram o 8º lugar nos 120km em Reguengos de Monsaraz – Portugal, em fevereiro. “É sempre um orgulho e uma experiência indescritível representar o nosso país em um Mundial. Estamos treinando, investindo e nos dedicando para mostrar a força do Brasil. A preparação é muito física, mental e sobretudo trabalhando o espírito de equipe para que possamos conquistar nosso objetivo”.

As próximas provas internacionais que vão contar com as cores do Brasil são o Try Out do Pan-Americano, em Punta del Este, entre os dias 28 e 30 de abril, e a tradicional competição de Castelsagrat – França, entre 25 e 27 de maio. “A gente continua torcendo por mais conquistas e convida todos os apaixonados pelo Enduro a fazerem parte dessa torcida”, finaliza Barreto.

 

Fonte: Chevaux ; fotos: arquivo pessoal

Escreva um Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here