A importância da Neonatologia Equina

A Neonatologia Equina é uma especialidade científica que tem como objetivo cuidar dos potros recém-nascidos ou com poucos meses de vida.

Sendo assim, este campo de atuação da medicina veterinária tem se revelado cada dia mais importante, na medida em que a metade das mortes dos potros ocorre no primeiro ou segundo dia de vida, principalmente por conta da falta de cuidados profissionais. Desta forma, as diretrizes tomadas neste período serão determinantes para a saúde dos anos vindouros da vida do animal.

São muitos os aspectos a serem avaliados e monitorados nesta fase, sobretudo voltados para o comportamento do animal, que deverá contar com os melhores procedimentos para que sua adaptação ao mundo externo transcorra da melhor maneira possível.

O potro deve se adaptar rapidamente ao meio extra-uterino, tendo o envolvimento de todos os seus órgãos e sistemas para a realização deste processo. Em um curto intervalo de tempo, o neonato tem que assumir o controle de suas trocas gasosas, controlar sua temperatura corpórea e seu fluxo sanguíneo, eliminar seus próprios excrementos, e ainda procurar por alimentação.

O profissional envolvido nesta fase deverá ter um profundo conhecimento sobre os sistemas respiratórios, cardiovascular e digestivo, técnicas ampliadas sobre a amamentação, os cuidados com o cordão umbilical, dentre outros variados temas.

Fonte: Portal Escola do Cavalo e Diagno Vet

Escreva um Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here