III Etapa Nacional e Estadual de Volteio na Sociedade Hípica de Campinas

etapa-volteio

A Federação Paulista de Hipismo realizou a III Etapa Nacional e Estadual de Volteio, na Sociedade Hípica de Campinas nesse domingo, 25 de setembro. Essa foi a primeira vez que a FPHTV transmitiu um evento de Volteio ao vivo. As provas individuais estão disponíveis para download.

O público se encantou com o esporte que é conhecido como a ginástica sobre o cavalo. Uma equipe de volteio é composta por até oito atletas, sendo um reserva e sete titulares. Cada atleta realiza os mesmos exercícios individualmente e em sequência, passando então para o próximo atleta da equipe sem um intervalo. O objetivo é que a apresentação seja homogênea e que a equipe apresente um ritmo e nível global formando uma unidade.

Na apresentação livre a equipe propõe exercícios que contam com até três atletas sobre o dorso do cavalo ao mesmo tempo. Todos os atletas participam da sequência e o cavalo não pode ficar vazio em momento algum. A apresentação pode ter um tema e tem um tempo máximo de duração.

Os atletas numa equipe se distinguem entre Flyers, Bases e Médios. Os Flyers são indivíduos de pequeno porte que costumam ser carregados e fazer movimentos acrobáticos no ar, sem o contato direto com o cavalo. Os Bases são os atletas que sustentam o movimento, e dão sustento para o flyer. Já o Médio é um atleta de porte intermediário que pode exercer as duas funções em figuras de transição ou fazer movimentos em dupla, dependendo da composição da equipe. Uma Média pode também dar sustentação para a Base em um movimento em trio.

Se você ainda não conferiu o evento, aproveite para acompanhar tudo o que aconteceu.

Resultados da III Etapa Nacional e Estadual de Volteio – SHC

Individual D/E – 0,40 m – Equipe E D C B A

Individual F – 0,40 m – Equipe E D C B A

Individual C II – 0,40 m – Equipe E D C B A

Individual D – 0,40 m – Equipe E D C B A

Individual E – 0,40 m – Equipe E D C B A 

Escreva um Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here