Marca dos Santos leva mais um título na Aberta do Rédeas de Ouro

redeas-de-ouro

Corre, esbarra, gira, galopa. A versatilidade e habilidade do cavalo Crioulo levantaram o público que vibrou nas arquibancadas do Haras Raphaela, em Porto Feliz (SP), a cada movimento na decisão do Campeonato Nacional de Rédeas do Cavalo Crioulo. A etapa decisiva da categoria aberto ocorreu na noite de sábado, 24 de setembro, dentro da programação do Rédeas de Ouro, evento da modalidade exclusivo para a raça, organizado pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC), que chegou nesse ano à sua quarta edição.

Em uma disputa emocionante, sob os aplausos de excelente público, o conjunto com melhor desempenho foi o do cavaleiro Roberto Jou que alcançou 218 pontos montando o cavalo Craque Marca dos Santos, da cabanha Marca dos Santos, de Viamão (RS), campeã em 2013 e 2014. A pontuação foi suficiente para superar em meio ponto o segundo colocado, Tarado do Trinta e Oito montado por Gilson Diniz Filho. A terceira posição também foi de Roberto Jou, porém montando F5 Licurgo Tapajós.

Na noite sexta-feira, dia 23 de setembro, foram conhecidos os vencedores da categoria aberto do Potro do Futuro 2016 do cavalo Crioulo. Competidores conhecidos pelo desempenho nas pistas de rédeas mostraram todo o seu desempenho e surpreenderam os jurados pela excelente qualidade. O primeiro lugar ficou com Marcos Rodrigues Alves que alcançou a nota 217,5 montando Talento do Trinta E Oito. O conjunto foi o penúltimo a entrar em pista e superou o até então líder, Roberto Jou montando Craque Marca dos Santos, que ficaram na segunda colocação com a nota 217. Em terceiro ficaram Gilson Diniz Filho montando Tarado do Trinta e Oito.

Já pela manhã de 23 de setembro, os primeiros troféus do Rédeas de Ouro foram erguidos no centro da pista do Haras Raphaela, onde foram disputadas as categorias principiante aberto e snaffle bit. Na primeira decisão do evento, o melhor desempenho foi da égua Intriga da Caraça, montada por Valber Pontes Amorim. O conjunto superou os demais concorrentes marcando a nota 207 em sua apresentação do percurso cinco. Em segundo lugar ficou Lorenza Giacomitti com JQ Etrusco e em terceiro Jonathan Bertoche com Guaycuru Heticeira.

Já no Snaffle Bit, categoria disputada somente entre animais inéditos na temporada, o grande vencedor foi Gilson Diniz Filho com Uva Branca do Trinta E Oito. Diniz Filho assumiu as rédeas de Uva Branca em substituição ao amigo Antônio Correa que sofreu um acidente durante o treinamento e não pode competir. O conjunto encerrou a sua apresentação com a nota 209 e superou o segundo lugar, Welington Jesus Teixeira montando JNF Pintado, e o terceiro Edvaldo Goncalves montando Faceira do Trompaço.

Disputada na manhã do domingo, dia 25, a decisão da categoria Iniciante Amador abriu o dia de provas. O melhor desempenho foi de Octavio Cipolla Lunardini montando Silencio da Quinta, que alcançaram a nota 205,5. Na segunda posição ficaram, empatados, Karleone Vilaça de Oliveira montando Cantador da Quinta e Thalita Goulart Limieri de Lima montando Ametista do Areal. Já na divisão Principiante Amador, o grande vencedor foi Rafael Luvizotto Amatuzi que ficou na primeira posição com Moleque do Ouriço e também em segundo lugar com Mangrulho da Charqueada-TE. Na terceira colocação ficou Gustavo Magalhaes Reis montando Pampa Gaúcho Vereda Grande com a nota 202,5.

Entre os competidores do Potro do Futuro e do Campeonato Nacional das categorias amadores, os três melhores colocados se repetiram. Formaram o pódio dos dois torneios os conjuntos na seguinte ordem: Nathalia Schutz montando Triunfo do Trinta e Oito, Luis Omar Barboza com Talento do Trinta e Oito e, empatados na terceira colocação, Nathalia Schutz e Tarado do Trinta e Oito e Cássio Menarim e Honduras da Roraima.

Hiram Resende, Leonardo Feitosa, Fabrício Suris, Paulo Koury e Ricardo Heyman foram os jurados, auxiliados pelos scrybers Renata Fernandes, Ederson Machado, Dagoberto Menezes, Gustavo Araújo e Caterine Ferrasoli. Marcos Antônio Junior foi o juiz de equipamentos, e o técnico credenciado à ABCCC, Gustavo Arhanitsch, é o responsável pela supervisão do evento. O Rédeas de Ouro 2016 conta com o patrocínio de Vetnil e Supra.

Confira os resultados

Campeonato Nacional Aberto

1º Lugar
Roberto Jou montando Craque Marca dos Santos
Nota: 218

2º Lugar
Gilson Diniz Filho montando Tarado do Trinta e Oito
Nota: 217,5

3º Lugar
Roberto Jou montando F5 Licurgo Tapajós
Nota: 217

Potro do Futuro Aberto

1º Lugar
Marcos Rodrigues Alves montando Talento do Trinta E Oito
Nota: 217,5

2º Lugar
Roberto Jou montando Craque Marca dos Santos
Nota: 217

3º Lugar
Gilson Diniz Filho montando Tarado do Trinta e Oito
Nota: 216,5

Principiante Aberto

1º Lugar
Valber Pontes Amorim montando Intriga do Caraça
Nota: 207

2º Lugar
Lorenza Joffily Giacomitti montando JQ Etrusco
Nota: 205,5

3º Lugar
Jonathan Bertoche montando Guaycuru Heticeira
Nota: 203,5

Snaffle Bit

1º Lugar
Gilson Diniz Filho montando Uva Branca do Trinta E Oito
Nota: 209

2º Lugar
Welington Jesus Teixeira montando JNF Pintado
Nota: 208,5

3º Lugar
Edvaldo Goncalves montando Faceira do Trompaço
Nota: 205,5

Iniciante Amador

1º Lugar
Octavio Cipolla Lunardini montando Silencio da Quinta
Nota: 205,5

2º Lugar
Karleone Vilaça de Oliveira montando Cantador da Quinta
Nota: 202,5

2º Lugar
Thalita Goulart Limieri de Lima montando Ametista do Areal
Nota: 202,5

Principiante Amador

1º Lugar
Rafael Luvizotto Amatuzi montando Moleque do Ouriço
Nota: 206

2º Lugar
Rafael Luvizotto Amatuzi montando Mangrulho da Charqueada-TE
Nota: 205

3º Lugar
Gustavo Magalhaes Reis montando Pampa Gaúcho Vereda Grande
Nota: 202,5

Potro do Futuro Amador

1º Lugar
Nathalia Schutz montando Triunfo do Trinta e Oito
Nota: 208,5

2º Lugar
Luis Omar Barboza com Talento do Trinta e Oito
Nota: 208

3º Lugar
Nathalia Schutz e Tarado do Trinta e Oito
Nota: 207,5

3º Lugar
Cássio Menarim e Honduras da Roraima
Nota: 207,5

Campeonato Nacional Amador

1º Lugar
Nathália Schutz montando Triunfo do Trinta e Oito
Nota: 208,5

2º Lugar
Luis Omar Barboza com Talento do Trinta e Oito
Nota: 208

3º Lugar
Nathalia Schutz e Tarado do Trinta e Oito
Nota: 207,5

3º Lugar
Cássio Menarim e Honduras da Roraima
Nota: 207,5

Foto: Felipe Ulbrich/ABCCC/Divulgação
Texto: Douglas Saraiva/ABCCC

Escreva um Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here