Embocaduras e suas Funções

O uso de embocaduras tem papel decisivo no que diz respeito ao desempenho dos cavalos de esporte, e a escolha e uso da embocadura refletem diretamente de forma positiva ou negativa durante o desenvolvimento da atividade.

A forma, o peso e até mesmo o material de fabricação da embocadura podem fazer diferença em quão bem o cavalo irá desenvolver suas habilidades durante uma competição. Não existe uma única escolha certa ou errada quando falamos de embocaduras, apesar de existirem algumas versões que são mais populares que as outras.

As habilidades do cavalo e seu nível de treinamento, assim como a própria habilidade de montaria, têm papel fundamental durante a escolha da embocadura correta para competir. Quando se tem alguma dificuldade em escolher uma embocadura para o cavalo, experimenta-se uma série de tipos diferentes, usando tentativas e erros para encontrar a embocadura que o animal melhor se adapte.

Geralmente no inicio da doma utiliza-se um tipo de embocadura de ação branda, e com o inicio do treinamento específico de competições, pode ser efetuada a transição para uma embocadura de ação moderada, caso seja necessário. A transição mais delicada é para o freio convencional, sendo recomendado o de ação leve para, em seguida, o de ação moderada.

Bridão

Um simples bridão quase sempre é uma boa escolha para qualquer tipo de atividade de montaria. Quando se está no processo de escolha de qual tipo de embocadura utilizar, pode-se começar com um bridão e fazer mudanças a partir daí. Uma embocadura do tipo bridão é relativamente gentil, principalmente quando comparada a algumas embocaduras mais sofisticadas e especializadas. O bridão atua através da pressão nas comissuras labiais com pressão complementar nas barras e sobre a língua, o que geralmente provoca uma reação de elevação da cabeça do animal.

bridao

É pouco provável que o uso de um bridão cause problemas de performance para o cavalo e, se o cavalo se desenvolve bem em uma embocadura que apresenta o design de um bridão simples, então provavelmente este animal possui uma boca sensível e não vai se beneficiar do uso de uma embocadura mais pesada. Ao se utilizar um bridão, o mais indicado seria associá-lo ao uso de rédeas diretas, ou de abertura.

bridao02

O grau de severidade de ação do bridão pode ser classificado a partir de sua espessura, sendo bridões com bocal de até 1,0cm considerados severos, de 1,0 a 2,0cm moderados e acima de 2,0cm brandos. Ou seja, quanto menos espesso mais severo.

Freios

freio

A atuação destas embocaduras podem variar desde moderadamente suaves até bastante severas, dependendo do design apresentado, e devem ser utilizadas com cautela.

Quanto mais curta a perna do freio, menos “parada” (Poder de frenagem do animal) será observada. O bocal de um freio pode ser de diversas maneiras. Centenas de diferentes opções estão disponíveis em diversas lojas e fabricantes. Quando um freio possui bocal articulado, o chamamos de freio-bridão, e esta embocadura possui ação mista, exercendo pressão sobre as comissuras labiais como um bridão e efeito da alavanca sobre a pressão da barbela no queixo. Esta ação de efeito duplo tende a melhorar a flexão da nuca.

O freio, por sua vez possui bocal curvo, com ação exercida no palato do animal, e exerce ação principal de baixar a cabeça do animal, ao estimular a flexão da nuca. Quando se utiliza um freio, o bocal precisa ser bem ajustado, assim como deve ao mesmo tempo fornecer ao animal equilíbrio suficiente para se enclinar sem cair ou escorregar durante a virada.

Quando se utiliza embocadura que seja mais severa do que a necessidade do animal, algumas vezes acontece do animal se acostumar a esta pressão, e pode passar a não responder a comandos mais suaves.

A maioria dos freios inclui o uso de barbelas. Alguns possuem também ação de “gag bit”, porém, são considerados extremamente severos e podem causar um grande dano a boca do animal quando utilizado por um cavaleiro de “mãos-pesadas” ou que não esteja bem ajustado.

Hackamores

Os hackamores não possuem bocal e funcionam sem ter que colocar absolutamente nada dentro da boca do cavalo. Devem ser utilizados em cavalos que trabalham bem quando os comandos do cavaleiro são provenientes da pressão no focinho e chanfro e não diretamente na boca.

cavalos-hackamore-01

Essas ferramentas podem ser bem uteis em um cavalo que não gosta de uma embocadura ou que “endureceu” a boca devido a montarias erradas. Alguns competidores de três tambores que adotam esta embocadura, preferem utilizar o hackamore mecânico, que é composto em sua maior parte de metal, cordas endurecidas e cabos de aço. Eles podem exercer muita pressão no chanfro do cavalo no momento da parada e, em mãos inexperientes ou em animais muito jovens, podem chegar a ferir e causar danos mais sérios ao animal. Os hackamores mecânicos podem ser utilizados com segurança por cavaleiros experientes, mas, em cavaleiros inexperientes ou que possuem as mãos muito pesadas podem ser potencialmente perigosos.

A embocadura ideal será aquela com a qual o animal irá responder a todos os comandos, permanecer calmo, tranquilo, dócil, e sem pesar a mão do cavaleiro. Quando houver uma resposta negativa do animal à uma embocadura (Nova ou principalmente a que ele já está habituado) sempre verificar o estado dos seus dentes, boca e língua, procurando verificar se não existem ferimentos que estejam influenciando no comportamento arredio do cavalo.

De certa forma, podemos dizer que é o animal que vai indicar qual será a embocadura mais adequada a ele, permitindo que ele alcance o máximo do seu desempenho. Nem sempre uma embocadura que funcione em um tipo de animal irá atuar da mesma forma em outro, uma vez que cada animal irá responder de uma maneira às diferentes pressões exercidas pelas embocaduras.

Texto por: Claudia Elisa Martins Medeiros, finalista de Medicina Veterinária (10º Período) Universidade Nilton Lins, Manaus/AM.

Revisão e Edição: Deivisson Ferreira Aguiar – Médico Veterinário CRMV/ES 1569 – Muniz Freire/ES

REFERÊNCIAS:

DAVIS, Jen. What type of bit do I use on a barrel horse?comovistoem: http://animals.mom.me/type-bit-use-barrel-horse-10063.html

http://www.cavaloarabe.org/news/bridoes-freios.html

Informativo Equestre

Escreva um Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here