Jogos Olímpicos Rio 2016 – Prévia de CCE

CCE Olímpico: Esse tal de Jung pode ser difícil de ser vencido

Individual medallists in the eventing

Igualdade de gênero – O alemão Michael Jung ganha a medalha de ouro individual em CCE nas Olimpíadas de 2012 em Londres, ao lado de Sara Algottsson Ostholt (Suécia), que conquistou a prata, e Sandra Auffarth (Alemanha), que ganhou o bronze. (FEI/Dirk Caremans)

No endereço a seguir, disponibilizamos um vídeo que de forma didática e divertida explica o que é e quais são as regras do CCE:  https://drive.google.com/open?id=0B3N0eEgQ7r5nWUNKM1FQX2t2OWc

Louise Parkers

Michael Jung – a lenda

Alguns dizem que, mesmo se você enviá-lo a uma prova de cross-country usando uma venda nos olhos e de costas sobre seu cavalo, ele ainda assim levaria o ouro para casa. Ele é o cavaleiro mais fenomenal do esporte atualmente e é com ele que os outros atletas terão que competir, quando as provas de CCE dos Jogos Olímpicos de Hipismo começarem no Complexo Esportivo de Deodoro, no Rio de Janeiro, neste sábado (6).

Jung chegou aos Jogos Olímpicos em Londres quatro anos atrás esperando se tornar o primeiro cavaleiro a deter os títulos mundial, europeu e olímpico; e celebrou seu aniversário de 30 anos com a conquista de não somente uma, mas duas medalhas de ouro.

Ele ganhou o ouro por equipe no Alltech FEI World Equestrian Games na Normandia (França) em 2014, ouro duplo no último Campeonato Europeu da FEI do verão passado na Escócia e o título CCI4* em Burghley (Grã-Bretanha) em setembro passado, assim como em Lexington (EUA) e Badminton (Grã-Bretanha) em maio desse ano. Algumas semanas atrás ele terminou em primeiro e sexto no individual na última partida da Copa das Na ções de CCE da FEI 2016, em Aachen (Alemanha). Não surpreende o fato de que fãs do esporte têm uma grande admiração pelo atleta e sua forte supremacia.

Jung não competirá no Brasil com seu cavalo Takinou, já que o animal adquiriu uma infecção recentemente. Mas o fato de estar de volta com seu antigo companheiro – Sam, de 16 anos de idade, que disputou com ele os Jogos de 2012 – não reduzirá suas chances, uma vez que foi esse o cavalo que juntamente com ele venceu em Burghley e Badminton.

Força

O time alemão campeão olímpico parece forte, com Jung acompanhado pelas meninas do ouro de 2012, Ingrid Klimke e Sandra Auffarth, junto com Andreas Ostholt. No entanto, eles não tiveram tudo a seu favor em Aachen, onde muitos competidores correram com seus cavalos e os australianos ressurgiram provocando uma grande surpresa ao derrotar seus anfitriões.

Os times de CCE da Austrália, Alemanha e Estados Unidos já ganharam quatro vezes o título. E Christopher Burton, Sam Griffiths, Shane Rose e Stuart Tinney estão empolgados para que a bandeira australiana se destaque novamente.

O mais próximo de que chegou seu país vizinho, a Nova Zelândia, foi o bronze, conquistado em Londres quatro anos atrás. E certamente os neozelandeses não serão subestimados, já que três deles estão em ação de novo, incluindo o carismático Mark Todd, que levou o ouro individual em Los Angeles (EUA) em 1984 e Seoul (Coreia) em 1988. Somente outro cavaleiro na história olímpica alcançou essa distinção, o holandês Charles Pahud de Mortanges, com Macroix em Amsterdam (Países Baixos) em 1928 e Los Angeles (EUA) em 1932. No entanto, Michael Jung pode vencê-los, se ele e Sam reinarem novamente.

 Homem ocupado

Mark Todd estará ocupado no Rio, pois não somente correrá em busca de medalhas. O atleta de 60 anos terá um peculiar interesse na performance da equipe brasileira que ele vem treinando nos últimos anos.

Canadá, França, Irlanda, Itália, Países Baixos, Suécia e EUA também estarão na corrida pelo título por equipe juntamente com o time russo, com somente três cavaleiros, e, claro, os britânicos, cujas conquistas incluem o vencedor da prata em Londres em 2012, William Fox-Pitt, assim como Pippa Funnel, que levou o bronze no individual em Atenas em 2004.

Todos os medalhistas no individual de Londres estarão no Rio: os alemães Jung e Auffarth, que ganharam o ouro e o bronze, além da sueca Sara Algotsson Ostholt, que ficou entre ambos, levando a prata. De todos, 29 dos 75 atletas de CCE são mulheres e, se uma delas tiver êxito em ganhar o ouro no individual, será a primeira atleta a conquistá-lo. Jung, no entanto, não parece que vai tornar fácil para qualquer um interromper sua corrida para mais um ouro.

O que é CCE?

Antes conhecido como “O Militar” porque era um teste para cavalgadores e seus cavalos, o CCE, Concurso Completo de Equitação, é a prova mais compreensível entre cavalo e cavaleiro, unindo as modalidades de Adestramento, Cross-Country e Salto, com resultados de cada fase totalizados como pontuação final. Aquele que tem menor pontuação ganha, tanto por equipe como no individual. Desde 1912, faz parte das competições olímpicas.

Como vai funcionar…

A inspeção de cavalos acompanha o mais importante desenho, que vai definir a ordem de corrida para as primeiras duas fases da competição. Isso ocorre na presença do Júri de Campo. Na medida em que o desenho é feito, blocos de atletas individuais serão intercalados entre times e integrantes, com o quarto atleta de cada time indo para o grupo final.

A prova de Adestramento no CCE ocorre neste sábado (6) e domingo (7), seguido pelo cross-country na segunda-feira (8). A prova de Adestramento é OG CCI 4-Star Test B, versão curta.

 Após a segunda inspeção de cavalos na manhã seguinte (9), as medalhas por equipe serão definidas na primeira rodada de Salto. Os primeiros 25 serão então classificados para a final individual durante a tarde, novamente competindo na ordem inversa de mérito e com somente três cavaleiros de cada nação.

Fatos e Figuras – CCE:

24 nações

13 times

65 conjuntos de cavalos e cavaleiros

O neozelandês Mark Todd vai alcançar o recorde conquistado pelo australiano Andrew Hoy e o americano Mike Plumb em maior número de participações nas Olimpíadas. A Rio 2016 será sua sétima participação e ele também foi treinador em Atenas em 2004. Todd competiu em duas modalidades, CCE e Salto, nos Jogos de Seoul (Coreia) em 1988 e Barcelona (Espanha) em 1992. Ambos compartilham o recorde pelo maior número de medalhas olímpicas conquistadas em CCE, com seis cada.

As equipes consistem de no mínimo três e máximo de quatro conjuntos com três melhores resultados que serão contados para a classificação por equipe. As competições por equipe e individuais ocorrem simultaneamente. A prova de Salto individual final vai acontecer depois do Salto por equipe no mesmo dia (9). A final individual está aberta a no máximo 25, incluindo empates para o 25• lugar, com uma restrição de três conjuntos por país.

O percurso de cross-country tem aproximadamente 5,700 metros de comprimento. O tempo permitido é de 10 minutos e o número máximo de tentativas em Salto será entre 42 e 45. Na fase final de Salto, os obstáculos para a primeira rodada que define as medalhas por equipe terão no máximo1.25m de altura, com 11 a 13 obstáculos no curso. Os obstáculos chegam a 1.30m para a final de Salto individual. Somente a Rússia terá uma equipe com apenas três cavaleiros.

A Alemanha ganhou títulos por equipe e no individual em Londres 2012 e três integrantes daquele time vencedor estão competindo no Rio – Ingrid Klimke, Michael Jung e Sandra Auffarth. Jung e Todd são os únicos ex-campeões olímpicos no individual em campo. Jung é medalhista de ouro por equipe e time. E Todd ganhou o ouro no individual em

Los Angeles (EUA) em 1984 e Seoul (Coreia) em 1988.

Os juízes

O presidente do Júri de Campo é a americana Marilyn Payne, que vai trabalhar ao lado da neozelandesa Andrew Bennie e da britânica Sandy Phillips. Já o delegado técnico de CCE é o britânico Alec Lochore, que será assistido pela australiana Geoff Sinclair. O designer do percurso é Pierre Michelet, da França, cuja equipe é liderada por Tyson Rementer e Levi Ryckewaert. Michelet já desenhou o percurso para o Alltech FEI World Equestrian Games™ 2014 na Normandia (França).

Obviamente nenhum evento pode correr tranquilamente sem a expertise ilimitada dos intendentes, que fazem seu trabalho nos bastidores e se dedicam muito ao seu dever. O venezuelano Cesar Hirsch é o Intendente Chefe Geral dos eventos de hipismo na Rio 2016. E Thierry Castelle, da França, desempenha o papel de Intendente Chefe de CCE. O presidente do Comitê de Apelação para todas as modalidades equestres é Pierre Ketterer, da França, e o presidente da Comissão Veterinária é o brasileiro Thomas Wolff.

Você pode encontrar a lista completa dos apontamentos aqui.

As equipes

Austrália: Christopher Burton (Santano ll), Sam Griffiths (Paulank Brockagh), Shane Rose (CP Qualified), Stuart Tinney (Pluto Mio). Reserva: Samantha Birch (Hunter Valley).

Brasil: Marcio Carvalho Jorge (Lizzie Mac Wayer), Ruy Fonseca (Tom Bombadill Too), Carlos Parro (Summon Up The Blood), Marcio Appel (Iberon Jmen). Reserva: Nilson Moreira da Silva (Muggle).

Canadá: Rebecca Howard (Riddle Master), Colleen Loach (Qorry Blue d’Aurgouges), Catherine Robinson (Let It Bee), Jessica Phoenix (A Little Romance).

França: Karim Florent Laghouag (Entebbe) Mathieu Lemoine (Bart L), Astier Nicolas (Piaf de B’Neville), Thibaut Valette (Qing du Briot). Reserva: Nicolas Touzaint (Crocket 30).

Grã-Bretanha: William Fox-Pitt (Chilli Morning), Pippa Funnell (Billy the Biz), Kitty King (Ceylor LAN), Gemma Tattersall (Quicklook V). Reserva: Tina Cook (Billy the Red).

Alemanha: Sandra Auffarth (Opgun Louvo), Michael Jung (Sam FBW), Ingrid Klimke (Hale Bob OLD), Andreas Ostholt (So is Et). Reserva: Julia Krajewski (Samourai du Thot).

Irlanda: Clare Abbott (Euro Prince), Jonty Evans (Cooley Rorkes Drift), Mark Kyle (Jemilia), Padraig McCarthy (Simon Porloe). Reserva: Camilla Speirs (Portersize Just a Jiff).

Itália: Stefano Brecciaroli (Apolle VD Wendi Kurt Hoeve), Luca Roman (Castlewoods Jake), Pietro Roman (Barraduff), Arianna Schivo (Quefira de l’Ormeau).

Países Baixoss: Merel Blom (Rumour Has It), Tim Lips (Bayro), Alice Naber-Lozeman (Peter Parker), Theo van de Vendel (Zindane).

Nova Zelândia: Mark Todd (Leonidas ll), Jonathan Paget (Clifton Lush), Jonelle Price (Faerie Dianimo), Clarke Johnstone (Balmoral Sensation). Reserva: Tim Price (Ringwood Sky Boy).

Rússia: Aleksandr Markov (Kurfurstin), Audrey Mitin (Gurza), Evgeniya Oychinnikova (Orion).

Suécia: Sara Algotsson Ostholt (Reality 39), Ludwig Svennerstal (Aspe), Frida Andersen (Herta), Anna Nilsson (Luron). Reserva: Linda Algotsson (Fairnet).

EUA: Philip Dutton (Mighty Nice), Boyd Martin (Blackfoot Mystery), Lauren Kieffer (Veronica), Clark Montgomery (Loughan Glen). Reserva: Lynn Symansky (Donner).

As Nações

Austrália, Bélgica, Brasil, Canadá, Chile, China, Equador, Finlândia, França, Grã-Bretanha, Alemanha, Irlanda, Itália, Japão, Países Baixos, Nova Zelândia, Polônia, Porto Rico, Rússia, Espanha, Suécia, Suíça, Estados Unidos e Zimbábue.

Lista completa de cavaleiros aqui.

Centro Olímpico FEI: Para mais informações, visite o Centro Olímpico da FEI, o qual é dedicado a todas as temáticas referentes às Olimpíadas e Paralimpíadas, antigas e recentes, clique aqui.

Informações para editores:

Acesso a todos os releases da FEI na Rio 2016: http://inside.fei.org ( acessível pelo novo layout www.fei.org).

Faça download & compartilhe conteúdo em vídeo gratuito, VNRs e press kits em diversos idiomas (inglês, francês, espanhol, português, japonês, chinês e russo): http://twohearts.fei.org

Acesso rápido a conteúdo de qualidade: vá para https://fei.mediashuttle.com/ Nome de Usuário: FEIolympic@img.com Senha: Feirio2016

Seja um engajador

Apoie o hipismo olímpico usando as hashtags #hipismo #cce #salto #adestramento #ParaAdestramento #Rio 2016 #Olimpíadas #2Corações

Canais de mídias sociais da FEI

Facebook: https://www.facebook.com/Brasil.FEI

Twitter: https://twitter.com/FEI_Brasil

Instagram: https://www.instagram.com/fei_brasil/

YouTube: www.youtube.com/feichannel

VK: https://vk.com/fei_russia

Snapchat: FEIComms

Weibo: http://weibo.com/u/5888795007

Hipismo nas Olimpíadas

O hipismo tem participado dos Jogos Olímpicos desde 1912. Medalhas por equipe e individuais são recebidas em três modalidades – Adestramento, CCE e Salto.

As provas de hipismo no Rio vão acontecer no Complexo Esportivo de Deodoro, o segundo maior parque olímpico, juntamente com basquete, BMX, canoagem slalom, hóquei, pentatlo moderno, mountain bike, tiro, esgrima e rugby de 7

Os países representados no hipismo na Rio 2016 são: Argentina, Austrália, Áustria, Bielorrússia, Bélgica, Brasil, Canadá, Chile, China, Taipei Chinesa, Colômbia, Dinamarca, República Dominicana, Equador, Egito, Finlândia, França, Alemanha, Grã-Bretanha, Irlanda, Itália, Japão, Coreia, México, Marrocos, Países Baixos, Nova Zelândia, Palestina, Polônia, Peru, Porto Rico, Qatar, África do Sul, Rússia, Espanha, Suíça, Suécia, Turquia, Ucrânia, Uruguai, EUA, Venezuela e Zimbábue. .

Eles vão competir em:

Salto: 27 países, 15 times, 75 conjuntos de cavalos e cavaleiros

CCE: 24 países, 13 equipes, 65 conjuntos de cavalos e cavaleiros

Adestramento: 25 países, 11 equipes, 60 conjuntos de cavalos e cavaleiros

Sobre a Federação Equestre Internacional (FEI)

Fundada em 1921, a FEI é o órgão regulador de esportes equestres reconhecido pelo Comitê Olímpico Internacional (COI). O hipismo integra os Jogos Olímpicos desde as Olimpíadas de 1912 em Estocolmo. A instituição é o único órgão regulador de todos os eventos internacionais olímpicos de hipismo nas modalidades Salto, Adestramento e Concurso Completo de Equitação (CCE), assim como em Atrelagem, Enduro Equestre, Volteio e Rédeas. A FEI tornou-se um dos primeiros órgãos internacionais reguladores de esportes criados para coordenar e regulamentar um paraesporte global em suas sete modalidades convencionais desde que o Adestramento Paraequestre ocupou lugar entre as categorias da Federa ção em 2006. A FEI coordena atualmente todas as competições internacionais em Adestramento e Atrelagem Paraequestres. www.fei.org

Fonte: Danielle Monteiro

Escreva um Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here