Brasil, Estados Unidos, Chile, Paraguai, Uruguai e Argentina se enfrentam no 1° Pan American Cup de Rédeas em solo brasileiro

Franco-Bertolani550

O campeão brasileiro Franco Bertolani é nome confirmado; foto: Divulgação

O mundo do Quarto-de-milha já está de olho na realização de um dos maiores eventos do calendário equestre nacional. De 10 a 13 de agosto acontece em Avaré/SP o ANCR Potro do Futuro, Campeonato Nacional e Copa Inter Núcleos de Rédeas.

Este ano o evento tem o incremento em sua programação do 1° Pan American Cup, realização conjunta de ANCR (associação brasileira) e NRHA (associação americana). Marcado para dia 13, às 15h, terá representantes do Brasil, Estados Unidos, Uruguai, Paraguai, Chile e Argentina. Será a primeira prova neste formato, fortalecendo os laços de amizade e cooperações entre os países da América Latina que praticam Rédeas.

Casey Deary, atual campeão da maior prova de Rédeas do mundo, o NRHA Futurity; Franco Bertolani, atual reservado campeão NRHA Futurity; e Jason Vanlandingham, campeão NRBC 2016, a segunda maior prova de Rédeas do mundo, são nomes confirmados para a disputa do Pan American.

Deary encerrou a temporada passada em primeiro lugar, tendo o brasileiro Franco Bertolani ficado em terceiro no ranking final de 2015. Cada um soma mais de um milhão e meio de dólares ganhos na carreira. Só feras!

Casey e Jason serão do time USA e Franco representará o Brasil. “Será uma oportunidade única de ver os melhores cavaleiros de Rédeas do mundo, disputando uma prova no Brasil”, afirma Francisco Moura, presidente da Associação Nacional do Cavalo de Rédeas.

O Pan American Cup foi idealizado no Futurity NRHA, em Oklahoma, no final do ano passado, fruto de reuniões com os países e a diretoria da NRHA. “Esperamos que eventos deste porte ajudem a criar a ideia de uma comunidade global. Colocaremos em contato cavaleiros, treinadores e proprietários de diferentes países, consolidando e gerando novos vínculos que permitam criar iniciativas, eventos, oportunidades de aprendizado e também de negócios que fortaleçam a indústria.”

Cada país terá três representantes, dois da classe Aberta (profissional) e um da Amador (proprietário). Cada conjunto (cavalo e cavaleiro) entrará uma vez em pista e as notas serão somadas por país para a ordem de classificação. Haverá sorteio dos cavalos, conferindo igualdade às disputas. Ainda não está definida a periodicidade deste evento, porém a cada nova edição, um país diferente será sede, tendo sempre o apoio incondicional da NRHA e demais associações.

“Sem dúvida, será mais uma grande conquista para a Rédeas do Brasil, por sediarmos o primeiro evento, e também para nosso esporte na América do Sul. Iremos receber e também ver competir, grandes nomes da modalidade, uma oportunidade única. Em breve serão divulgadas as equipes completas e podem esperar boas surpresas. É uma honra para ANCR ser sede do 1° Pan American e ter a NRHA cada vez mais próxima e ajudando de forma incisiva a fazer crescer o esporte em todo o globo”, complementa Francisco.

Será uma semana eletrizante para a Rédeas e já está sendo bastante aguardada, pois o Potro do Futuro é uma das provas que gera maior expectativa entre os amantes do cavalo e da modalidade. Além de todas as novidades na parte esportiva, há o destaque para o layout da pista totalmente inovador, arquibancadas e camarotes com visão 100% livre para a arena, espaço para dez expositores, praça de alimentação com espaço gourmet e food trucks, com as três pistas do Parque da EMAPA à disposição dos competidores e treinadores. “Será um show de Rédeas e esperamos que o público lote as arquibancadas!”

A Rédeas é a modalidade de Hipismo Western na qual o cavalo recebe um adestramento básico. Entre todas as modalidades Western, é a mais técnica. Controlar um cavalo não é apenas guiá-lo, mas dominar seus movimentos. O cavalo melhor controlado deverá ser voluntariamente guiado com pouca ou nenhuma resistência.

Fonte: Luciana Omena Comunicação

Escreva um Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here