Aos 18 anos, Giovana Pass comemora vaga para a primeira Olimpíada

giovana_pass_7

Aos cinco anos de idade, ela começou as primeiras lições de adestramento. Aos 12, assistindo a conquista do ouro pelo cavaleiro Rodrigo Pessoa na Olimpíada de Atenas, tomou a decisão de perseguir o sonho olímpico. Oito anos depois, Giovana Pass viu a meta ser conquistada. No início da semana, ela recebeu, na sede da Sociedade Hípica Paulista, a notícia de que está na equipe de adestramento do Brasil.

– Estava na coletiva quando recebi a notícia. Fiquei muito feliz, eu estava esperando por isso, mas ainda tinha algumas dúvidas – comemorou Giovana.

Será a primeira Olimpíada da carreira de Giovana, que começou a competir em provas de salto aos oito anos, mas logo se apaixonou pela modalidade adestramento. Aos 13, deixou a cidade natal Suzano, na região metropolitana de São Paulo, para buscar aprimoramento técnico no Guarujá, no litoral paulista, sob o comando do experiente Orlando Facada.

Dois anos atrás, a família mudou para São Paulo e Giovana trocou de treinador. Sob o comando do Português Paulo Caetano, garantiu títulos estaduais e brasileiros e disputou competições internacionais com bons resultados, chamando a atenção da seleção. Foi convocada ano passado para os Jogos Pan-Americanos, mas vendeu o cavalo e não participou. Giovana passou a competir na categoria sênior este ano e logo de cara obteve índice olímpico. Restava à ela aguardar a performance de outros concorrentes nas seletivas europeias para saber se ficaria ou não com a vaga. Ficou.

Na Olimpíada, Giovana terá a companhia do cavalo Zingaro, um puro-sangue lusitano de 12 anos, que já está com a amazona desde junho de 2015. Tempo suficiente para o entrosamento da dupla.

– Treino todos os dias, alguns dias menos, outros mais pesados para ir bem na competição. O cavalo (Zingaro) está bem, em forma e com a saúde impecável. A sintonia entre eu e o cavalo está perfeita. Estamos nos entendendo super bem. Ele não vem cometendo erros e provavelmente não cometerá nenhum nas provas – explicou.

SELEÇÃO BRASILEIRA DE ADESTRAMENTO

Giovana Prado Pass
Luiza Tavares de Almeida
Pedro Tavares de Almeida
Manuel Tavares de Almeida
João Victor Macari Oliva

Fonte: Por GloboEsporte.com / Mogi das Cruzes, SP

Escreva um Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here