FEI anuncia dois dopings positivos

A FEI anunciou dois resultados analíticos adversos que envolvem substâncias proibidas. Amostras colhidas na CEI1 * em Doha (QAT), em 22 de abril de 2016 a partir do cavalo vencedor Centurion, FEI ID 102RM71 / QAT, montado por Abdulla Mubarak Rashed Al Khaili, FEI ID 10.076.760 / UAE, testou positivo para a eritropoietina humana substância proibida (EPO). EPO é uma substância proibida no âmbito do FEI Equine Anti-Doping e Regulamentos de medicação controlados (EADCMRs).

Amostras colhidas no mesmo evento do SUR cavalo (Mabrouk), FEI ID UAE01796 / QAT, montado para o segundo lugar por Mohd Butti Ghemran Al Qubaisi, FEI ID 10.092.584 / UAE, também retornou positivo para EPO humana.

EPO é uma hormonal peptídica que é produzida naturalmente no corpo. Ele é liberado a partir dos rins e age sobre a medula óssea para estimular a produção de glóbulos vermelhos. Um aumento nos glóbulos vermelhos do sangue aumenta a quantidade de oxigénio que o sangue pode transportar para os músculos do corpo.

Sob Agência Mundial Anti-Doping Rules (AMA), EPO foi banido por melhorar o desempenho substância para atletas humanos desde o início de 1990, mas um método de teste confiável não estava em vigor até 2000. EPO foi proibido para uso equino sob a FEI de EADCMRs desde 2010.

“EPO é bem conhecido em esportes de resistência humanas em que um aumento do número de glóbulos vermelhos, portadores de oxigênio é uma vantagem, mas a substância tem pouco benefício em desporto equestre e esta é a primeira vez que vimos cavalos testarem positivo para EPO” , disse o Diretor  de Veterinária da FEI, Göran Åkerström.

“Os cavalos têm uma grande reserva natural de glóbulos vermelhos armazenados em seu baço, e o uso de EPO seria realmente ter um efeito negativo em muitos cavalos como o aumento do nível de glóbulos vermelhos iria abrandar a circulação sanguínea.”

” Clean sport é uma prioridade para todos os órgãos de governo”, disse o Secretário Geral da FEI Sabrina Ibáñez, “e uma parte fundamental do que está protegendo nossos atletas limpos. Então, vamos tomar todas as medidas necessárias para garantir que não há espaço em nosso esporte para aqueles que tentam ganhar uma vantagem competitiva através do uso de substâncias proibidas”.

Ambos os atletas foram provisoriamente suspensos a partir da data da notificação (2 de Junho de 2016). Os dois cavalos também foram provisoriamente suspensos por um período de dois meses.

Fonte: FEI

Porforadaspistas

Escreva um Comentário

Please enter your comment!
Please enter your name here