Os veterinários e os pilotos devem considerar os tempos de recuperação cardíacas de mais de 13 minutos, como um sinal de alerta de um problema.
Foto: Anne M. Eberhardt / The Horse
Cavalos que participam de um evento de resistência têm o potencial de ser eliminado em um dos exames veterinários (portões veterinário denominado) se os profissionais irão julgar os animais impróprios para continuar.Detectando cavalos impróprios antes um problema de saúde ocorre pode ser um desafio para os médicos veterinários, mas é essencial para melhorar o bem-estar dos eqüídeos. Então, os veterinários ter em conta vários fatores, tais como o estado de hidratação, intestino sons, a aparência geral, e o tempo de recuperação cardíaca (CRT), o último dos quais poderiam ser mais revelador.
Em um estudo recente, Celine Robert, DVM, PhD, pesquisador e professor da Escola Nacional de Veterinária de Maisons-Alfort, em França; Eric Barrey, especialista sênior da pesquisa no Instituto Nacional Francês de Pesquisa Agrícola;e colegas determinaram que a TRC parece ser um indicador confiável do nível de condicionamento físico de um cavalo e probabilidade de ser eliminado de uma raça.
Em competições de endurance, os cavalos têm 20 minutos depois de chegar a um portão veterinário para atingir uma frequência cardíaca de 65 batimentos por minuto (bpm). “Neste estudo, mostraram que a maioria dos cavalos estavam a recuperar o valor de 64 bpm em poucos minutos e que os tempos de recuperação mais longo do que 11 a 13 minutos foram indicadores de um elevado risco de eliminação na fase seguinte,” disse Barrey.
Robert e Barrey encorajar os veterinários e os pilotos de considerar o tempo de recuperação superior a 13 minutos, como um sinal de alerta de um problema.
“Um cavalo que leva mais tempo para se recuperar está gastando esforço que pode ser além de sua capacidade, e algo deve ser feito para evitar lesões”, disse Robert.
Barrey acrescentou: “Para o veterinário, que significa fazer uma avaliação completa do cavalo ou pedindo uma reinspeção antes do cavalo inicia o próximo ciclo. Para o piloto, isso significa mudar estratégia de corrida, talvez indo mais devagar, ou estar mais atentos a cavalo e estar preparado para parar na pista ou abandonar o evento “.
Enquanto em curso, o piloto pode retardar seu ritmo para uma velocidade que esteja dentro do nível de condicionamento físico do cavalo. Entre as competições, no entanto, o piloto pode trabalhar para melhorar a recuperação cardíaca do cavalo com treinamento adicional. Formação adequada leva progressivamente a cavalo para ter as freqüências cardíacas mais baixas para a mesma intensidade de esforço, a equipe observou.
O estudo, “Variáveis de velocidade e de Recuperação Cardíaca prever a probabilidade de Eliminação em Equine Endurance Eventos”, foi publicado na PLoSONE.
Por Katie Navarra